logosemmedo.ok.png

Sobre o Curso

O medo em dirigir num trânsito caótico, com veículos de todos os portes circulando a nossa volta, fora os pedestres, veículos não motorizados, assusta qualquer ser humano. Podemos dizer que esse medo é normal, visto que o medo nos protege e com isso dirigimos com mais atenção e cautela.

 

As pessoas que não dirigem possuem motivos para não o fazer.

 

Podemos citar os exemplos:

 

 Porque sofreram algum acidente de trânsito, não tiveram o apoio da família no momento que estavam aptas para dirigir ou porque o instrutor não deu o suporte necessário no momento solicitado etc. Portanto, devemos estar atentos a esta questão e respeitar.

 

Um outro exemplo que também podemos citar, é quando a pessoa passa a noite em claro só de pensar que vai dirigir no dia seguinte ou quando dispõe de um veículo na garagem que fica por meses sem uso; podemos dizer que o medo é muito grande. Esse tipo de situação podemos tratar como sendo uma fobia.

 

Uma observação no qual também podemos fazer é que quando uma pessoa possui o medo em dirigir ela se acha única! Isso acontece porque de forma geral as pessoas que atingem a idade para se habilitar, se habilitam e continuam assim a dirigir normalmente, sendo que com a pessoa que possui o medo de dirigir este fato não acontece.

 

A pessoa possui o medo de dirigir, pode apresentar alguns sintomas físicos típicos como: frio na barriga, taquicardia, tremor nas pernas, mãos suadas, etc.

 

Além de acharem que todas as pessoas estão a observá-la no trânsito ou que o seu veículo poderá se portar diferente, ou seja, ficar sem o seu comando. Muitas vezes também só de imaginar ela pode apresentar os sintomas acima. Neste curso trataremos os tópicos acima descritos com extrema importância, buscando desenvolver assim, habilidades necessárias para o desenvolvimento de aulas que possam atender aos alunos que apresentam este tipo de dificuldades no ato de dirigirem.

 

Quais são os objetivos deste curso?

 

Proporcionar ao professor ferramentas necessárias para atuar com os alunos que apresentam qualquer tipo de dificuldade para dirigir dentro do processo de habilitação ou por algum medo durante a condução;

 

Orientar na elaboração e desenvolvimento de planos de aulas com as inserções das ferramentas especificas para cada aluno.